quarta-feira, 15 de março de 2006

Fundamentalismo e Hipocrisia (ou "O Choque de Ignorâncias")

Numa época de grande afirmação das virtudes da civilização Ocidental, mais como forma de menosprezar, comparativamente, as outras civilizações do que o resultado de um amor próprio pelos valores que estão reconhecidamente degradados ou, pelo menos, extremamente mutados por diversos fenómenos internos como o Holocausto Nazi, as enúmeras guerras, as diversas atrocidades e ataques em massa aos direitos mais fundamentais dos indivíduos, todos estes praticados no seio da dita "civilização mais civilizada". Ainda assim, muitos cristãos, eu diria, fundamentalistas se insurgem alegando existir uma pressão do lado islâmico para que nos seja restringida a liberdade de expressão. "Deste lado da barricada" vemos ministros de Estados democráticos levarem à televisão t-shirts com os polémicos cartoons, numa demonstração de força, de superioridade incitadora de mais ódios, revelando assim uma total ignorância daquilo que representa a totalidade do Mundo Islâmico (que não é só o Bin Laden ou a elite que governa o Irão, são as pessoas, os povos, as famílias que, tal como nós consideramos uma aberração os crimes perpetrados pelos Nazis, também eles não se sentem minimamente representadas pelos grupos terroristas. Pelo contrário, muitos demonstram um sentimento de vergonha que é facilmente comparável à sentida pelos filhos dos antigos guardas das SS nazis).

Muitos ainda invocam um passado comum, um legado histórico europeu e eurocêntrico que nos define e nos distingue dos "outros", que nos atribui (quase teológicamente) superioridade. E passam a "recitar": Somos a civilização da democracia, da liberdade de pensamento e expressão para todos os homens (ideia com raízes na Grécia antiga), da Cristandade (espalhada e adulterada pelos Romanos, entre outros), da liberdade, igualdade e fraternidade francesas... São estas as nossas bases civilizacionais. São o chão, as paredes e o "telhado" em que nos abrigamos. O problema está em este "telhado" ser de vidro e nós estarmos a atirar pedras ao do vizinho.



Senão vejamos, dos gregos clássicos muita hipocrisia herdámos, muito machismo e, mais que tudo, a aceitação da subjugação/escravatura como um facto natural da vida. Mas estes não deixaram também de nos legar muitas coisas boas, e estas sim, na minha opinião, mereceriam ser objecto de reflexão, reformulação (actualização) e consequente integração nos diversos quadrantes da sociedade Ocidental, nomeadamente, exércitos mais de legítima defesa do que de ataque e com uma coesão impar. Entre outras virtudes reconhecidas à demokratia grega, destacaria o comunitarismo, o respeito e valorização dos anciãos como contribuintes válidos e valiosos para a sociedade, a aceitação do carácter naturalmente inato da(s) sexualidade(s) e o poder efectivo e saudável dos centros de decisão locais, próximos dos cidadãos das polis. Vendo bem, são raras as comunidades ocidentais actuais conhecidas por terem dado estes saltos civilizacionais [ou deveria antes dizer, este regresso ao passado?]. Estaremos ainda a sofrer do trauma da Idade Média? Da Inquisição? Do Terramoto de Lisboa? Será ainda o medo do implodido comunismo? Ou será pura hipocrisia?!?)

Os romanos trouxeram-nos um pouco de tudo.. Ou antes, um pouco exageradamente de tudo: Do melhor e do pior. Sejam as técnicas de irrigação que mataram a fome a muita gente, as pontes que ligaram vastos territórios, as doenças venéreas, o planeamento urbanístico e higiénico, a miscigenação étnica, a veneração da riqueza e dos bens materiais, mais uma vez a subjugação e escravatura, tudo "seguia atrás" da Legião Romana! Alguns dos casos poder-se-iam aplicar quase literalmente aos Exércitos Napoleónicos, mas juntando-lhe que estes também traziam consigo, e finalmente, uma ideologia de libertação do indivíduo face ao Estado, a si próprio e à religião! (Bem como a destruição, as violações, profanações e os mais variados desrespeitos pelos direitos dos cidadãos saídos da Revolução Francesa (ou não, tendo em conta a visão francocêntrica dos mesmos).

Não querendo ser moralista, mas admitindo que o serei, não consigo deixar de fazer uma analogia com a actual tentativa de imposição dos valores ocidentais enquanto depositários da verdade suprema aos "outros" que não "nós", Ocidentais, tal como o fez, do alto da sua razão, a França napoleónica. Os libertadores republicanos do passado têm demasiadas semelhanças com os nation-builders americanos de hoje. E eu não consigo deixar de demonstrar o meu repúdio por todos os actos de subjugação e até de ingerência infundada nos assuntos internos de Estados que, por vezes, culminam até em invasões à velha moda do século XIV ou do tempo de Júlio César: Vem-se, vê-se e "vai-se vencendo" à custa de muitas mortes de inocentes e do reatamento de ódios étnicos, religiosos e outras instabilidades regionais e/ou tendencialmente globais.

Como se pode ver, também a história da Civilização Ocidental é feita de avanços e recuos e o nosso avanço civilizacional apresenta-se, em vários aspectos, muito reduzido. A ignorância, para mim, um indicador do grau de civilização (ou falta dela), não se apresenta apenas do lado dos países do terceiro mundo, pouco escolarizados e facilmente manipuláveis pelas elites (maneira piedosamente etnocêntrica usada por alguns Ocidentais para definir os povos islâmicos), porque é fácil reconhecer a ignorância, tanto de quem publicou vezes sem conta os cartoons, como dos altos representantes de uma nação que vêm provocar mais ódios e revolta em grupos de pessoas que são, por sua vez, instrumentalizadas, na sua ignorância, pelos mais diversos lobbys religiosos, (para-)militares ou governamentais, com fins pouco ou nada relacionados com a religião ou valores morais, mas sim com ânsias de coesão e apoio internos ou de ascensão na hierarquia da sociedade internacional.


Acima de tudo, é preciso ter bom senso e olhar mais para nós próprios antes de criticar as debilidades dos "outros". Mais do que um "choque de civilizações", aquilo a que o mundo assiste nos dias de hoje é a um "choque de ignorâncias" definido pelo Príncipe Aga Khan no discurso proferido aquando da sua visita a Portugal em 20 de Dezembro do ano passado, como o desconhecimento de parte a parte, o preconceito, a generalização abusiva do "nós" e do "eles", do "bem" e do "mal". No dia em que pensarmos em parar de olhar unicamente para o nosso umbigo talvez tenhamos tempo para nos abrirmos aos "outros", de igual para igual. E mais, no dia em que nos tratarmos entre nós (ocidentais) de igual para igual, talvez haja espaço para nos relacionarmos com os "outros" (sejam estes representados por uma civilização, um país, região, religião ou pura e simplesmente um indivíduo da espécie humana) encarando-os como parte integrante de um todo, a Humanidade, uma só raça habitando um só planeta, pequeno para um Universo tão grande!

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